Aprenda a fazer passo a passo

Aprenda a fazer passo a passo

Tecnologia do Blogger.

Email Subscribe

Tags

Videos feltro Crochê Dicas PSICOPEDAGOGIA Artesanato AEE Vestidos Como Fazer Lembrancinhas enfeites Blusas NEUROPSICOPEDAGOGIA ATIVIDADES DO 1º AO 5º ANO Deficiência Intelectual artesanato em feltro felt Passo a Passo Decoração Alfabetização Passa Tempo Infantil molde Decorar craft Natal AUTISMO Jogos Bebê passarinho Tecido Matemática bichinhos Língua Portuguesa TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Games Patchwork boneca enfeite de porta chaveiro Casa PaP Moda EDUCAÇÃO INFANTIL Meus trabalhos com Tecidos flores moldes de feltro guirlanda Primeiro Ciclo 2º Ano curso de feltro letras enfeite de mesa Artigos Saias arte em feltro 1º Ano menina Criança Tops craft felt pingente Crochet Atividades de natal aniversário corujinha macaquinho papai noel Datas comemorativas Dislexia PSICOMOTRICIDADE Atividade Festas Juninas safari porta-maternidade ursinho 3° Ano 4º Ano Apartamento Ciências Dicas Para o Mestre Túnicas coruja girafinha leãozinho Produção de texto Texto e Interpretação bonequinha fieltro Tricô decoração baby fazendinha hipopótamo rena Dia da Consciência Negra Dia das crianças Páscoa Receitas elefante menino Lúdico ovelhinha tigre Atividades de matemática Atividades sobre Pronomes Olimpíadas Saúde Tag bailarina Atividade Língua Portuguesa 2º Ano Construção e Reformar papel princesa zebrinha DISCALCULIA Molde para maquete Presentes handmade felt tutorial Capas de caderno Chapeuzinho Vermelho Folclore Meio ambiente WIP por aí quadrinho bastidor Atividades de Português Atividades para o dia das mães christmas felt coelhinho fotografia móbile navidad fieltro sachê Atividade Matemática 1º Ano Casaquetos Chá de bebê Cozinha Decoupage Dia das Mães Gráficos Moldes cachorrinho felt handmade Atividade Língua Portuguesa 3º Ano Atividades de Inglês Atividades de colorir para o Natal Curso Diversas atividades de artesanato Formatura educação infantil Interpretação de texto curto Jogos de Alfabetização Produção textual Receita anjo balão quadrinhos trabalhando... Atividade Língua Portuguesa 4º Ano Atividades Halloween Atividades de Substantivos Atividades geometria plana e espacial Dia da Bandeira Dia da arvore Proclamação da República Roupas Saude e Beleza Segundo Ciclo SÍNDROME DE DOWN borboleta cartão cursos online decoração em feltro eduK porquinho 5° Ano Atividade Língua Portuguesa 1º Ano Atividades dia dos pais Branca de Neve Coletes Educação Infantil Festa Gramática Meninas PRODUÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS Planos de Aula boneco cavalinho christmas circo craf felt handmade enfeite na mídia quinta flor safari baby árvore de natal Artes Atividade Matemática 2º Ano Atividades Copa do Mundo 2014 Atividades de História Atividades higiene e saúde Atividades para o dia do circo Atividades para páscoa Cursos Fotos Ganhar Dinheiro Interpretação de texto Molde de letras para mural Mulher Renda Extra apostila feltro boneco de neve handmade livro infantil pinguim porco-espinho quinta flower vaquinha vídeo 5º Ano Adição Apostila Atividade Língua Portuguesa 5º Ano Atividades Língua Portuguesa Atividades de Consciência Fonológica Atividades de Português 1° ano Atividades de geografia Atividades numerais Auto ditado Carnaval Geografia Grafico Gravidez Multiplicação Tildas Turma da Mônica boizinho cogumelo lembrancinha molde feltro nuvem parceria patrones fieltro poemas recadinho 2° Ano Atividade para crianças com dislexia Atividades Fábulas Atividades Matemática 3° Ano Atividades bíblicas Atividades coordenação motora Atividades de ciências Atividades dia do indio Atividades para o primeiro dia de aula Atividades sobre o carnaval Barradinhos Bordado Bordados Casamento Contas Armadas Dia do índio Diversos Espaço do Educador Halloween Helena História Interpretação de texto em quadrinhos Molde boneca Prova de português Santa Claus felt Saídas de Praia Sequências Didáticas carneirinho doll doll felt enfeite de feltro estrelinha felt craft festa junina flor galinha moldes em feltro palhacinho Atividades Paralimpíadas Atividades de Singular e Plural Atividades para o dia da Terra Bem Estar Boleros Diversos Molde Feltro Santa Fé Jogos Educativos Meus trabalhos em MDF Mimos Molde Bailarina Papai noel em feltro Projeto Primavera Separação de Sílabas Sistema digestório Sugestões para Lembrancinhas Sítio do Pica Pau Amarelo Tabuada Divertida Tilda anjinho baby felt ballet feltro botões chef cozinheiro easter felt enfeite de natal entrevista esquilo feltro Mewi flores de crochê floresta gaiola gatinho historinhas joaninha lobo mau molde corujinha passo a passo feltro pendente pintinho raposa reindeer sacolinha santa claus sapo vovozinha 1ª comunhão 1° ano Adaptação escolar Adjetivo Atividade Ciências 2° Ano Atividade Ciências 3° Ano Atividades 1° dia de aula Atividades Matemática 2° Ano Atividades para volta as aulas Conserto Crachás Dengue Dia do Circo Dia do Livro Infantil Dietas Eventos Fascículo Catarina's Frações Giovana Dias Guirlandas Gênero Textual Minha Casa Noel Ortografia Planejamento anual Quadros de Horário Sala Sequência Didática A Casa e Seu Dono Subtração Trabalhos de Amigas Vanessa Montoro agulheiro anjinho feltro apostilas grátis aviso boneca de feltro boneca feltro casinha convites coração feliz natal felt christmas feltro molde fuxico maçã molde Pequeno Príncipe molde anjinho molde artesanato em feltro molde de unicórnio molde em feltro monstrinhos navidade fieltro claus own felt patrones de fieltro prendedor de cortina presente páscoa feltro santinho sapinho sorteio topper para cupcake unicorn felt unicórnio em feltro ursinho em feltro Abolição à Escravatura Alzira Vieira Anjos Atividade Ciências 1° Ano Atividade Geografia 5º Ano Atividade Matemática 5º Ano Atividades Língua Portuguesa 2º Ano Atividades de Português 2° ano Atividades de Português 3° ano Atividades de Português 4° ano Atividades de Profissões Bonecas de Pano Bruxinha Caderno de Atividades Ideia Criativa Grátis Cantinho da Matemática Cartazes Caça Palavras Classes Gramaticais Classificação de Sílabas Combate a dengue Contos de Fada Cruzadinhas Descobrimento do Brasil Dia da Água Dia do Trabalho Divisão EJA EVA Erica Catarina Moldes Feliz dia do Artesão Galinhas Jardim Marchinhas de Carnaval Medidas de Tempo Modelos de Avaliação Molde passarinho Nossa Senhora das Graças Operações Básicas PNAIC Painéis para sala de aula Pequeno Príncipe Poema Projeto Carnaval Pronomes Pessoais Semana Farroupilha Simuladinhos Sistema Solar Sondagem Sílabas Complexas alce angel felt apostilas grátis feltro baby shoes bailarina em feltro bear felt boneca japonesa book botinha broche bunny felt caixa caracol cavalo em feltro chá de panela dinossaur felt fada fauna brasileira felt bunny felt rabbit feltro artesanato feltro fácil kokeshi lenhador marcador maternidade feltro mestre cuca molde Branca de neve molde de feltro molde de ursinho molde menina moldes artesanato mãezinha do céu namorados natal feltro onça pintada pequeno príncipe em feltro perro promoção príncipe página santinha em feltro ursinhos urso urso em feltro veado árvore "prendedor de cortina" 7 anões Acento Agudo Acento Circunflexo Acentuação Alimentação Saudável Anna Kosturova Atividade Ciências 4° Ano Atividade Geografia 4º Ano Atividade Sílabas Alfabetização Atividades 1° Ciclo Atividades Cultura Indígena Atividades Filme Enrolados Atividades Filmes Atividades Geografia Atividades Matemática 4° Ano Atividades Poesia Atividades Turma da Mônica Banheiros Batas Beleza Biscuit Blog Body Branca de Neve e os 7 Anões Cadernos de Atividades Carreira e Trabalho Carteiras Casacos Casinha Cachinhos Dourados e 3 Ursinhos Cecília Meireles Cinderela Colorir Construção e Reforma Deita Desafio Matemático Detalhes Dia dos professores Diminutivo e Aumentativo Dobro Eletroportáteis Fases da Lua Fuxicos Gadget Iemanjá Imagens Lazer e Cultura Leitura Deleite Livrinhos Livros para Baixar Madrasta Mamãe Noel Mega artesanal 2013 Meios de Transportes Meninos Molde coruja Molde flores Molde para feltro Molde ursinhos Murais Móveis Navidade Números Ordinais Outras PAP Porta Celular em Tecido Profissões Projeto Dengue Zika e Chikungunya Quartos Rainha Má Recorte e Colagem Saci Sapatinho Selinhos Sequência Didática A Galinha Ruiva Sequência Didática A Girafa Problemática Sizzix Big Shot Terrário Texto Aglutinado Tiradentes Trabalhando Horas Vogue Vídeos Yemanjá abelhinha abelhinha feltro alfabeto alfabeto em feltro amor animais em feltro animales fieltro anjinha feltro anjo feltro apostila boutique do feltro art felt artesanato feltro aviador balão em feltro bambi bebé fieltro; baby felt; bebê em feltro bebê em feltro bebê feltro bee felt bichinhos em feltro boneca bailarina boneca em feltro boneca margarida boneca russa boneco do chaves; chaves em feltro; chaves molde; el chavo fieltro bota de natal cachorro caderno decorado caipira catavento cavalinho em feltro chaves chá de lingerie coelha coelhinho feltro coelho coelho feltro cook felt cookies coroa coruja feltro corujinha em feltro cowboy cupcake decoração feltro dinossauro feltro dog dragãozinho easter escritores fairy felt feliz ano novo felt diy felt little prince feltro bonequinha feltro corujinha feltro passo a passo feltros Mewi fieltro cocinero florzinha flower fotos de clientes gatinho feltro gato feltro graças feltro heróis em feltro histórias jabuti jacaré jesus lembrancinhas em feltro letras em feltro magic marcador de livros matrioska molde abelhinha molde artesanato molde bebê em feltro molde bichinhos molde bonequinha molde coelhinha molde cozinheiro molde de anjinho molde de bailarina molde de boneca molde de coruja molde de gatinho em feltro molde gatinho molde guirlanda molde leão molde meia bota natal molde menino molde nossa senhora molde papai noel molde princesa molde safari molde ursos moldes de unicórnio moranguinho mágico máquina de corte e emboss móbile de berço navideñas noivinha noivos nossa senhora em feltro owl felt palhaço pannolenci pano papagaio passarinho em feltro peixe feltro pequena sereia perrito pomba em feltro pombinha ponteiras porta porta feltro santa em feltro sereia stocking felt christmas tamanduá-bandeira ted felt teddy felt topo de bolo Árvore Genealógica ímã (PAP) Boneca de Pano (PAP) Cestinho Porta-Pão (PAP) Cestinho em Tecido (PAP) Como fazer barrado em pano de prato (PAP) Como fazer uma necessaire sem zíper (PAP) Porta Absorventes (PAP) Porta Celular em Tecido (PAP) Porta Lápis (PAP) Porta Moedas ou Porta CD (PAP) Saquinhos para Presentes em Tecido Adsense Agostina Bianchi Algarismos Romanos Almofada feltro Ana Maria Braga Animais Selvagens Apostilas Artigo Atividade Animais Atividade Ciências 5° Ano Atividade Dia do Livro Infantil Listagem de palavras Atividade Geografia 2° Ano Atividade Geografia 3° Ano Atividade História 3º Ano Atividade Meios de Transporte / Terrestre Aquático e Aéreo Atividades Consciência Silábica Atividades Estações de Ano Atividades Filme Croods Atividades Geografia 5° Ano Atividades Interpretação de texto dia dos Pais Atividades Letra Cursiva Atividades Libras Atividades Luiz Gonzaga Atividades O Sanduiche da Dona Maricota Atividades dia dos Pais ensino fundamental Atividades dia dos pais alfabetização Atividades para o dia dos Pais Aula Entrevista Biomas Blusa e Saia de Crochet Boneca Annie Boneca de Pano Bookmark felt Borboletas Bota feltro Bota natal Butterfly felt Cachecóis Capas de Atividades Capinha Capitais do Brasil Cardigã Cartelas de Bingo Cartões Chaves baby Chaves em feltro Cheff Como fazer artesanato em feltro? Molde de boneca em feltro Como fotografar seus produtos Copa do mundo Cores Primárias Coruja Erica Catarina Corujinhas Erica Catarina Códigos Desenhos para colorir Dia da Mulher Dia do Idoso Dia do Professor Dia mundial da saúde Dias dos namorados Diploma dia dos Pais Documentários Dúzia Dúzia e Meia Dúzia Educação Especial Ei menina Encontros Consonantais Encosto Escrita Espontânea Estados do Brasil Família Real Feltro 25 de março Feltro Moldes Feltro Moldes blog Feltro Moldes oficial Figuras Geométricas Figuras de Linguagem Filz Fiona em Feltro Flash Cards Frases Galinha Pintadinha Geometria Guaxinim em feltro Homem Inauguração Janaína Mendonça Jesus em feltro Joaninha em feltro Jogo da Trinca Jogos de Análise Fonológica Kátia Portes Lalaloopsy molde Lembrancinha Volta às Aulas Lembrancinha dia dos Pais Lenda de Natal Letra Inicial Linguagem M antes de P e B Maior que e Menor que Maiôs Mamíferos Masculino e Feminino Maçãs Mega Artesanal Mega artesanal 2014 Meia Dúzia Michael Kors Modelos de Avaliação Geografia Molde Girafa Molde arvore Molde bailarina Erica Catarina Molde coruja Erica Catarina Molde de feltro Bebê Molde elefante Molde hipopótamo Molde macaco Molde magali Molde urso Molde zebra Mosaico Mural dia dos pais Mônica Música na Educação Infantil Natal Cristão Nova Ortografia Onomatopeia Oscar de la Renta PAP Cenoura de Tecido PAP Como fazer barrado em pano de prato - Sugestão 2 PAP Como fazer barrado em toalha PAP Como fazer uma Necessaire PAP Coruja de tecido PAP Lancheira PAP Maçã em Tecido PAP Passarinho de Tecido PAP Porta Cartões ou Carteirinhas de Tecido PAP Porta Lenços em Tecido PAP Porta Lápis de Tecido PAP Porta Travessas PAP guirlanda à maquina PCN PDF Palestras Papai Papelaria personalizada Par e Ímpar Parte 3 Passo a passo do ponto caseado Passo-a-Passo boneca Pintura Direcionada Pirâmide Alimentar Placas para Portas Planejamento Anual Artes 5º Ano Pontilhado Ponto caseado Ponto caseado em feltro Pontos Cardeais e Colaterais Presépio Projeto Circo Projeto Mensagem para Você Trabalhando Escrita Convencional Projeto Música na Escola Projeto Trânsito Projeto dia dos Pais Promoções Pronome Pronomes de Tratamento Pucca Puzzle Reflexões Regras Gramaticais Rendicolla Rex molde Rihanna Rimas Rosa Rosa dos Ventos Rudolph feltro Ruth Rocha Saída de Praia Selena Gomez Sequencia Didática Parlendas Sequencia de Números Sequência Didática Casa de Bruxa Sequência Didática Livro A vaca Mimosa e a Mosca Zenilda Sequência Didática Poema Bola de Gude Sequência Didática Poesia Sequência Didática Turma da Mônica Shrek em feltro Silabários Simetria Sinônimos Sistema Monetário Substantivo Sugestões de Aula Sílabas Tônicas Sólidos Geométricos TDAH Textos Infantis Textos Reflexivos Tipos de Solo Vintage Vitaminas Volta às Aulas abelha abelha feltro academica em feltro agulhas agulhas artesanato em feltro agulheiro em feltro agulheiro feltro ajustando moldes alfabeto feltro alfazema alfineteiro alfineteiro em feltro alfinetes ampliando moldes angel angelito angelito fieltro animais feltro anjinha anjinho feltro anjinho coração anjinho de feltro anjinho em feltro anjinhos em feltro anjo de feltro ano novo feltro apostila de feltro apostila de ursinho apostila do chaves apostila para artesanato em feltro apostila érica Catarina ariel feltro arraia arte arte em feltro. artesanato em feltro. Feltro fundo do mar. Decoração fundo do mar em feltro. Moldes de feltro artesanato fácil. artesanato ovelhas artesanato terapêutico artesanato unicórnio asas aviador em feltro aviador feltro azevinho baby felt owl bagno bailarina feltro baleia ballerina felt balonismo banheiro batizado batizado feltro batom feltro bebé fieltro bebê borboletinha em feltro bebê coruja menina em feltro bebê sapo sapinho em feltro bebê ursinho em feltro bird felt biscoito de natal boas vindas feltro bolo de banana bolo de fralda boneca abelhinha feltro boneca em pé boneca em pé sozinha boneca enfermeira boneca formatura boneca joaninha boneca joaninha em feltro boneca molde boneca pernuda boneco em feltro boneco surfista em feltro molde bonequinha em feltro bonequinha feltro bonequinhas em feltro borboleta feltro borboleta molde borboletas em feltro borboletinha feltro borboletinhas em feltro bota de natal feltro bouquet bunny cachorrinho em feltro cachorro feltro cadeira caderno calça caneca caneta feltro capa capela em feltro capinha para celular em feltro capitão américa em feltro carimbos marcadores carruagem de feltro casal cascão cascão em feltro cat felt cavalinhos cavalo marinho caveirinha cebolinha cebolinha em feltro cegonha em feltro cegonhas celular cenoura cha de bebê chaveiro flor chaves baby em feltro chaves passo a passo chef de cozinha chef de cozinha em feltro chespirito fieltro chicken felt chiquinha chucky em feltro chucy craft chuky felt circus claus clock clown clown felt cocinero coelha feltro coelhinha coelhinha feltro coelhinho em feltro coelho coelhinho em feltro coelho em feltro coelho molde como fazer feltro como fazer flor como fazer lavanda como riscar no feltro comunhão concha conejo fieltro contorno em feltro coração de natal cortina coruja de tecido coruja em feltro corujas cozinheira craft diy craft handmade crib cruz feltro cuarto de baño curso de artesanato em feltro curso de feltro Brasil curso feltro curtain felt cálculo artesanato cálculo peças decor decoration decoration craft decoração com bonecas em feltro decoração corujinha decoração de natal em feltro decoração festa junina decoração princesa decoração sereias dedoche dente de feltro; tooth teeth felt; fieltro; ponteira dentinho; dentista; feltro; ponteira dente; dentinho dentes dentinhos dentista desenho dia dos namorados dia dos pais dinos em feltro dinosaurio fieltro dinossauro dinossauro em feltro dinossauros decoração disney feltro diy diy cavalinho diy chuky diy felt diy feltro diy handmade el chavo fieltro embalagem emília enfeite cegonha enfeite de anjinho enfeite de porta em feltro enfeite dente; natal dente; natal dentinho enfeite em feltro enfeite unicórnio enfeites natalino feito com feltro enfermeira esmalte feltro espantalho em feltro espantalhos festa junina estrela do mar etiqueta adesiva faca sizzix fada em feltro fadinha fadinhas fadinhas em feltro fairy fazendinha em feltro febre feltro feira felt alphabet felt angel felt baby felt ballet felt bear felt dog felt doll felt easter felt easy felt fly felt fuffly felt handmand felt ladybug felt letter felt medic felt minnie felt miraculous felt names felt pacman felt santa claus felt ted felt yemaya feltro sandalhinha feltro Mônica feltro algulheiro feltro animais feltro ariel feltro bebê feltro bota natal feltro chaves feltro coelha feltro cortina feltro coruja feltro cálculo feltro enfeite feltro enfermeira feltro flores feltro frida kahlo feltro ideias feltro lápis feltro marcador feltro moranguinho feltro natal feltro on-line feltro onde comprar feltro pac man feltro santa luzia feltro santo Antônio feltro sapatinho feltro sereias feltro unicórnio festa junina feltro festa princesa feutre fieltro conejo fieltro navidade fieltro santa claus fieltro santito Sancto filho(s) fio de flores iluminadas fish flor de feltro flower felt flâmula em feltro formatura em feltro frozen fruits felt frutas feltro frutinhas em feltro fundo do mar fundo do mar em feltro fácil férias gajina. galinha em feltro gatinhos em feltro girafa em feltro giraffe in felt girafinha em feltro girassol girassol flor guaxinins em feltro gueixa guirlanda de feltro guirlanda de gatinhos feltro guirlanda de natal em feltro hadla handcraft giraffe handmade craft handmade feltro heart hohoho feltro homem aranha em feltro horse felt hulk em feltro ideias iemaya ilustração joaninha feltro joaninha molde keinia araujo kiko lavanda lavanda feltro lembracinha bailarina lembrancinha batizado em feltro lembrancinha em feltro lembrancinha unicórnio letras com contorno letras decoradas letrinhas em feltro leão em feltro linguado feltro linha artesanato em feltro linhas little prince logo lua lucro artesanato lápis em feltro lápis feltro macaco em feltro macaquinho em feltro magali malabarista mamy claus mamãe mamãe noel em feltro marca páginas marca páginas de feltro marcador de páginas em feltro marcador páginas marinheiro married materiais para artesanato em feltro maternidade em feltro meia meia de feltro meia de feltro natal meia de natal feltro; stocking christmas felt meia pérola menina coelho coelhinha feltro mermaid felt merry christmas mickey feltro mimo mimo bailarina miney feltro mini minnie feltro miraculous em feltro mlode moana em feltro moda feltro molde anjo molde flores molde 7 anões molde Ana molde Cinderela molde Elza molde Mônica molde Rapunzel molde abelha molde ano novo molde banheiro feltro molde batom molde bebê molde bebê feltro molde bolsinha molde boneca Erica Catarina molde borboleta molde cachorrinho molde cavalinho molde cavalo molde chaves molde chaves feltro molde chef molde chef de cozinha molde chá de bebê em feltro molde coelha molde cupcake molde de anjo molde de borboleta molde de borboletinha em feltro molde de cavalo molde de coruja em feltro molde de corujinha molde de corujinhas molde de dinossauro molde de espantalho molde de fadas molde de flor em feltro molde de formatura molde de frutas molde de frutinhas molde de galinha molde de gatinho molde de gatos molde de guaxinim molde de guaxinins molde de guirlanda molde de jesus molde de joaninha molde de marinheiro em feltro molde de ovelha molde de pezinho molde de pirata molde de ponteira molde de princesa molde de sapatinho de bebê em feltro molde de sereia molde de unicórnio em feltro. Unicórnios moda molde de ursinho em feltro molde dia dos namorados molde dinossauro molde do alfabeto molde do chaves molde em PDF molde enfermeira molde esmalte molde fantasia bichinhos molde fazendinha molde fazendinha molde animais molde flor molde frida kahlo molde gueixa molde hei hei molde heróis molde jesus molde ladybug molde lembrancinha molde lembrancinha chá de bebê em feltro molde lembrancinhas em feltro molde letrinhas molde love molde mingau molde miraculous molde moana molde noivinhos molde ovelhinha molde pacman molde para artesanato molde pascoa molde pequena sereia molde princesa disney molde princesa em pdf molde principe molde raposa molde rena molde sandalhinha molde sansão molde santa molde sapatinho molde sapato molde selva molde sereia molde super homem molde tigre molde turma da mônica molde turma mônica molde unicórnio molde vaquinha molde yoshi moldes de abelhas moldes de anjinhos moldes de boneca moldes de bonecas moldes de borboletas moldes de dinossauros moldes de macaco moldes de macaquinhos moldes de passarinho moldes de piratas moldes de páscoa moldes do chaves moldes do snoopy moldes fundo do mar moldes gratuitos moldes monstrinhos moldes super mario moldes turma monstrinhos em feltro monstros monstros de feltro moon santa claus mulher maravilha em fetro máquina móbile de corujas móbile feltro nascimento feltro nata navidad neve noel deitado noivinhos nomes em feltro nossa senhora aparecida molde nossa senhora feltro onde comprar feltro oratório em feltro origem do artesanato em feltro ovelha em feltro ovelhinha em feltro own pacman page palha de aço palhacinho em feltro palhacinhos pap feltro papa noel papai noel lua em feltro papel higiênico passo a passo cegonha passo a passo guirlanda passo a passo natal feltro passo a passo snoopy passo a passo unicórnio passo a passo ursinho patrulha canina feltro patrulha canina molde paw patrol felt paz feltro peixinho peixinhos pendurado penguin pequena pequeno príncipe molde pernuda perro fieltro pescado pezinho de boneco pezinhos de bonecos em feltro pezinhos em feltro pincel felt pingente de natal pinheiro pipi room feltro pipoca piratas de feltro planilha artesanato planilha de cálculo pollo polvo pompom ponteira ponteira dentista lápis feltro ponteira em feltro ponteira feltro ponteira unicórnio poodle presilha feltro primeira eucaristia princesa em feltro princesa feltro princesas em feltro programas de edição páscoa em feltro páscoa molde pé de boneco em feltro pés em feltro recortes recortes em feltro religiosos feltro relógio reveillon feltro riscar riscar feltro preto rose rosário em feltro safári feltro sansão em feltro sansão feltro santa molde santinha feltro santo antônio santo antônio molde sapatinho de bebê sapatinho de bebê em feltro sapatinho de boneca sapatinho de feltro sapatinho feltro sapatinhos sapatinhos de bebê sapato feltro saquinhos chocolate em feltro saquinhos de coelhinho em feltro sea felt secador cabelo feltro sentado sereia em feltro sereias shoe baby shoes baby siri snoopy em feltro sorvete sorvete em feltro sorvetinho sorvetinho em feltro step by step doll step by step felt stocking storck storck felt strawberry felt sunflower super homem em heróis em feltro super homem feltro super mario feltro super wings superman felt superman molde supernan feltro surfista em feltro molde sustentabilidade tartaruga tartaruga alfineteiro tartaruga molde tema unicórnio tendencia feltro tendencia unicórnio terapia terapêutico terçinho em feltro terço em feltro tesanato em feltro thor em feltro tiara de meia touca touca de aviador toy art tubarão turma turma Mônica feltro turma da mônica em feltro turma moana em feltro turtorial tutorial boneca feltro tutorial cegonha em feltro tutorial feltro tutorial guirlanda tutorial passo a passo tutorial unicórnio unicorn craft unicórnio feltro unicórnios sucesso e tendência do momento. Moldes gratuitos de unicórnio. ursinha ursinha anjinha ursinho anjinho ursinho de feltro ursinho love em feltro vaso forrado com tecido viador virgencita fieltro vogais wc felt yoshi em feltro zebra zoo felt Água
c

Patchwork

[6][Patchwork][slider-top-big][Patchwork]

PORTFÓLIO: INSTRUMENTO DE METACOGNIÇÃO PARA OS PROFESSORES EM SEU PROCESSO REFLEXIVO NA ATIVIDADE DOCENTE

| No comment

Artigo Especial - Ano 2016 - Volume 33 - Edição 100

PORTFÓLIO: INSTRUMENTO DE METACOGNIÇÃO PARA OS PROFESSORES EM SEU PROCESSO REFLEXIVO NA ATIVIDADE DOCENTE

RESUMO
Ao analisarmos a dinâmica escolar, constatamos os vários desafios enfrentados pelo professor em seu cotidiano, ressaltando assim a importância do processo reflexivo nesta rotina para auxiliá-lo a conhecer seu próprio processo de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que ampliem seus recursos de observação em relação aos seus alunos. Dessa forma, a proposta de intervenção psicopedagógica institucional ressalta a construção do portfólio do professor sobre o seu percurso profissional, tendo como objetivo o conhecimento de seu processo de busca e aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma abordagem que provoca o autoconhecimento do professor, com o intuito de aproximá-lo de seus alunos por meio de observação e elaboração de atividades voltadas para as modalidades de aprendizagem destes.
Palavras-chave: Aprendizagem. Metacognição. Autoavaliação.
ABSTRACT
After analyzing school dynamics, we have identified various challenges faced by teachers in their daily teaching routine. This finding led to the importance of applying a reflexive process in this routine in order to help teachers know their own learning processes that may enable the development of some skills to widen their observation resources towards their pupils. Therefore, the proposal of an institutional psychopedagogic intervention highlights the construction of teachers´ portfolio along their professional journey in order to keep their search and learning processes. Thus, this approach causes teachers ´self-knowledge making the contact with their pupils closer on the basis of observation and development of activities addressing pupils´ learning modalities.
Keywords: Learning. Metacognition. Self-assessment.

INTRODUÇÃO
A vida dos professores é bem complexa, pois tomam decisões constantemente sobre o planejamento pedagógico, como responder a uma pergunta ou como reagir a uma conduta, como estimular a um aluno pouco envolvido, como administrar o grupo.
Indisciplina, dispersão e inconveniência perturbam a realização das propostas ou tarefas pedagógicas. O sentimento é de perda de tempo, caos espacial e descuido com objetos escolares, falta de sentido das tarefas e relações entre pessoas marcadas pela indiferença ou pela negatividade. A sensação final é de incompetência, insuficiência e desânimo. Para isto dependem de seus próprios critérios e de sua intuição.
E para os alunos? Como fica? Se não obedecem às regras, se não aprendem o mínimo, se não aceitam a cultura da escola, são excluídos e reprovados.
Partimos do referencial teórico de que a aprendizagem é uma atividade de interação social, que contempla aspectos cognitivos e aspectos afetivos. Por essa razão, necessitamos de metodologias que auxiliam uma prática reflexiva, como, por exemplo, a conscientização dos processos emocionais e atitudinais, a interação entre colegas, o trabalho em equipe.
Sabemos que, se o acesso escolar está cada vez mais garantido, o cotidiano em sala de aula mostra o quanto ainda estamos distantes das outras expectativas (percurso até o final, convivência e aprendizagem significativa).
Os dilemas fazem parte da vida cotidiana nas salas de aula, transformam-se em desafios para a profissão e espaços de aprendizagem profissional, instrumento para análise e melhoria das aulas.
Os professores vão desenvolvendo sua própria ação, mantendo um ir e vir entre o que sabem e o que não sabem, entre o que tem que fazer e o que podem fazer, entre o que experimentaram anteriormente e a necessidade de introduzir inovação no momento atual.
Nem sempre o processo de identificação ou de resolução dos dilemas é consciente, pois as aulas são contextos de complexidade, marcados pela imprevisibilidade, como acabamos de descrever.
As aulas são "sistemas abertos"1, passíveis do princípio de equifinalidade, isto é, comportamentos diferentes podem criar a mesma consequência, portanto o desenvolvimento do processo não dependerá das suas condições de início, e sim da forma como é desenvolvido.
Portanto, aquela "velha forma" de se trabalhar com um determinado conteúdo pode ser pensada de outra maneira, tentando garantir, assim, um melhor aproveitamento do grupo de alunos2.
Os dilemas nos remetem a desenvolvermos habilidades, seja com o espaço: guardar, encontrar, desenvolver, dispor, localizar; seja com o tempo: agendar, estimar, antecipar, selecionar ou dar prioridade, lembrar.
Tais habilidades complementam-se com as habilidades que se referem às tarefas ou às ações que realizamos com objetos utilizados em sala de aula, o que requer a competência do professor. Se quisermos discriminar habilidade e competência, podemos dizer que, para apresentarmos determinada competência, precisamos desenvolver várias habilidades3.
Os objetos escolares são alguns meios ou recursos que utilizamos para realizar as tarefas. O que são as tarefas escolares? Como restituir seu sentido? Como desenvolver habilidades para a boa realização de uma tarefa?
Para tal, as habilidades necessárias são: valorizar, ser responsável, planejar, definir, desenvolver estratégias ou esquemas de procedimento para sua boa realização, envolver-se, comprometer-se, tornar-se autônomo, compreender sua razão. Dessa forma, estaremos alcançando a competência de administrarmos as tarefas dos alunos e levá-los a fazer o mesmo.
O grande desafio no cotidiano da sala de aula é saber propor tarefas significativas, desafiadoras, realizáveis, que requerem observação, regulação, e que desenvolvem sentimento de domínio e participação. Tarefas compartilhadas, coletivas, que solicitam tomadas de decisão e argumentação; tarefas que colocam situações-problema, cuja execução exala sabor e saber. Tarefas que valem a pena!

UM DILEMA PARA A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL INTERVIR...
Como são as relações entre crianças, professores e alunos ou colegas? O que elas promovem ou dificultam em nossas relações com os aspectos já mencionados?
Como respeitar e possibilitar que os alunos e professores possam ter voz, dizer e assumir suas hipóteses, seus pensamentos e seus sentimentos? Como recuperar nossa autoestima, a importância sociocultural da profissão docente e conquistar melhores condições de trabalho?
Como o professor organiza e favorece diferentes relações em sala de aula? Como distribui as crianças em uma atividade de grupo? Como faz suas intervenções? Como olha, vê, sente e fala com cada criança? Como coordena valores e regras que disciplinam a vida em comum? Como lida com problemas de relacionamento?
Normalmente os professores vão construindo seu "estilo para enfrentar os dilemas" do dia-a-dia. É neste contexto que se pode incorporar mecanismos de reflexão, intercâmbio de experiências e debate com colegas por meio da conversação, documentação, avaliação, pesquisa, etc.
Nas situações de conflito entre professor-aluno ou naquelas em que deparamos com inadequações metodológicas, é necessário passar do nível descritivo para uma narrativa de construção entre os nossos conhecimentos e o contexto em que atuamos com potencialidades reais e em desenvolvimento.
Diante desse quadro, pode-se dizer que ensinar é mover-se profissionalmente em espaços problemáticos, ir resolvendo neles sucessivos dilemas práticos que vão surgindo.

SER PROFESSOR
Sujeito comprometido com o processo de humanização, que faz a educação por meio do ensino, da tarefa de propiciar a apropriação crítica, criativa, duradoura...4
Sabendo que o que nos desgasta não é só a carga de trabalho, mas, sobretudo, a falta de sentido, a falta de retorno do mesmo, para tal é que precisamos nos capacitar - para enfrentarmos os dilemas: É da tensão entre realidade e desafio que emergirá o plano de ação; nesse momento, o professor precisa de um mediador, que possa compreender e trazer-lhe através de sua escuta, a possibilidade do professor descobrir novos caminhos, ideias novas ou mais adequadas, que ele mesmo pode encontrar em seu "arquivo mental". O psicopedagogo é o mediador que possibilita ao professor tomar consciência dos aspectos envolvidos, sistematizar, criticar, potencializar, superar.
Segundo Senge2, o caminho para se transformar uma rotina é a criação de um novo plano de ação, que é fruto tanto da percepção de uma necessidade quanto da clareza de uma finalidade.
Aprender está relacionado com a elaboração de uma conversa cultural, na qual se aprende a dar sentido, na medida em que se pretende conectar-se com os dilemas presentes em nosso cotidiano. Aqui se estabelece a necessidade de aprender a partir do diálogo, da colaboração e do intercâmbio, é o que chamamos de conversação, numa visão construcionista5.
O ponto essencial dessa proposição é que coloca no diálogo e na responsabilidade para aprender, a mudança de rumo que significa passar da centralidade na aprendizagem individual à colaboração entre os que aprendem (educadores e alunos), por meio de uma desconstrução do dilema inicial.
Essa perspectiva assume um enfoque holístico do processo de ensinar e aprender. Significa levar em conta os aspectos emocionais da aprendizagem, a dinâmica de aprender com outros grupos, a significação do contexto e os propósitos, os efeitos e os resultados dessa aprendizagem.
O diálogo supõe considerar que aprender é construir uma narrativa para ser compartilhada com os outros. É entendido como intercâmbio e reflexão sobre "o que se diz", sobre o relato que se constrói de forma polivocal5.
O diálogo favorece aos alunos mostrarem-se ativos em sua aprendizagem e determinarem a direção desta (se o professor for capaz de desenvolver uma interpretação do que se supõe que deve ser uma escuta atenta).
Nessa concepção de diálogo ou de conversação, o que se pretende é oferecer oportunidades aos alunos (e que eles aprendam a gerá-las) para pensar sobre "questões difíceis", para expandir, reconsiderar uma questão ou um problema e procurar compreendê-lo de diferentes maneiras2.
Favorecer a aprendizagem a partir do diálogo requer por parte do professor uma observação atenta sobre o seu próprio processo de aprendizagem e a partir daí refinar seu olhar e sua escuta das potencialidades e dificuldades do grupo. A função do docente é estimular o diálogo entre e com os estudantes, com base na experiência compartilhada que estão produzindo. O psicopedagogo, ao mediar os impasses do cotidiano escolar, atua para compartilhar as histórias dos professores.

SER UM PROFESSOR REFLEXIVO
O conceito de professor reflexivo baseia-se na capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo, e não como mero reprodutor de ideias e práticas4.
A escola deve ser organizada para criar espaços de reflexividade individual e coletiva, por essa razão o professor deve olhar para o ato de ensinar, assim como para o ato de aprender. Ainda segundo Alarcão4, o professor precisa dialogar com a situação, consigo próprio, com teóricos, para que a aprendizagem seja desenvolvida como processo transformador da experiência. Para que a construção do saber seja um fato, é necessário que o educador seja reflexivo para desenvolver um status mais autônomo.
Os teóricos apontam como propostas para esta ação o desenvolvimento de projetos, por meio dos quais o professor assuma seu protagonismo e avalie sua formação.
Analisando uma intervenção psicopedagógica institucional, constatamos que uma prática reflexiva foi a elaboração do portfólio, o qual contribuiu para que os profissionais se apropriassem de sua evolução profissional. As narrativas dão suporte aos relatos de caso, possibilitando o caráter autobiográfico e os casos são narrativas elaboradas com o objetivo de viabilizar o conhecimento, garantindo mecanismos de aprofundamento conceptual continuado, por meio do relacionamento entre membros dos contextos profissionais.

O QUE É O PORTFÓLIO?
Para Shores e Grace (apud Rangel & Garfinkel6), o portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na vida profissional de uma pessoa. Consiste na documentação dos trabalhos já realizados ou que estão em andamento, estejam esses trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não.
Para Tonet7, o portfólio viabiliza o conhecimento sobre os próprios processos e produtos cognitivos, assim como permite associar as realizações do professor à aquisição de conhecimentos e competências e evidencia as épocas de maior incremento e crescimento pessoal, permite identificar os intervalos de debilidade e inércia.
O portfólio é um instrumento que revela as competências significativas para atender às demandas dos momentos presente e futuro, contribuindo para que o professor tome consciência de sua evolução e assuma postura proativa frente à construção de sua carreira profissional. Segundo Rangel & Garfinkel6, o portfólio possibilita a manifestação da subjetividade, com a declaração de suas crenças e metas pessoais em relação à carreira que abraçou.
O portfólio pode conter um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações. Pode documentar situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo por meio de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo.
O uso desse recurso será tão ou mais eficaz considerando-se que o psicopedagogo conheça a realidade em que o professor atua, observe sua dinâmica pedagógica e reelabore junto com ele a conduta pedagógica mais adequada à realidade de sua sala de aula.

O QUE É METACOGNIÇÃO?
Segundo Portilho8, metacognição é a compreensão sobre o conhecimento e o saber… Inclui o conhecimento das capacidades e das limitações dos processos do pensamento humano.
A metacognição possibilita o conhecimento autorreflexivo (Burón, 1997, apud Portilho8) adquirido pela auto-observação. Já para Mayor (apud Portilho8), o modelo de atividade cognitiva consciência/regulação – controle pede atenção e organiza as tarefas para atingir as metas.
Com o foco no desenvolvimento de um comportamento metacognitivo na atuação docente, a intervenção psicopedagógica recorre ao uso de portfólios na educação, pois constitui uma estratégia que tem procurado corresponder à necessidade do profissional apropriar-se de seus valores e competências. Dessa forma, procura estimular sua consciência reflexiva.
De acordo com Mayor, o portfólio faz o papel do controle, supervisiona a atividade cognitiva no curso das tarefas profissionais, por essa razão o portfólio é uma estratégia de formação, de investigação, de avaliação de nossa própria história profissional.
Para que essa construção ocorra de forma eficaz, o processo metacognitivo inclui estratégias de planejamento na condução de sua vida profissional e o portfólio provoca uma estimulação quer ao nível reflexivo, quer ao nível da conscientização das pessoas que os realizam.
Para Tonet7, o portfólio apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos, conhecendo-se mais (apropriando-se melhor), abre possibilidades de perceber e analisar as exigências do mercado de trabalho. É um instrumento que contribui para uma estruturação intrapessoal do conhecimento, facilitando a compreensão dos próprios processos de ensino-aprendizagem, o que propicia a metacognição.
O portfólio fundamenta os processos de reflexão para, na, e sobre a ação, quer na dimensão pessoal, quer profissional, proporcionando um conhecimento metacognitivo. Ele se constitui pela declaração de suas crenças e metas pessoais, tanto ao ensino como em relação à própria carreira que abraçou avaliações de resultados obtidos por seus alunos, avaliações do professor, feitas pelos alunos, planos de trabalho do professor6.
Segundo Solé9, o psicopedagogo é um profissional estratégico e reflexivo que analisa, avalia e interpreta os fenômenos que precisa enfrentar, que contribui com sua visão para que outros tomem decisões que permitam otimizá-los, que colabora, que discute e chega a acordos. Por essa razão, nas intervenções institucionais, o psicopedagogo utiliza instrumentos que possibilitam a prática reflexiva!

COMO CONSTRUIR SEU PORTFÓLIO?
Em um trabalho de assessoria psicopedagógica, propusemos a elaboração do portfólio aos professores de uma rede municipal e lá encontramos alguns relatos que corroboram nossa hipótese de que esse é um instrumento metacognitivo, como podemos ver nos relatos abaixo.
Iniciamos pela elaboração do percurso profissional, desde o seu início até o momento atual. Como exemplo pudemos ver no texto de Fernanda, professora do 4º ano:
"Ingressei no Ensino Médio realizando o Curso Magistério, o qual me proporcionou crescimento teórico e prático por meio de estágios supervisionados, estudos do meio etc. Ao terminar este curso, comecei a trabalhar em escolas particulares de Educação Infantil e, em seguida, tive a oportunidade de lecionar em uma CEI conveniada, onde conheci e convivi com a carência social, mas com o efeito da educação na vida dos alunos em seu desenvolvimento pedagógico, afetivo. Todos os meses ocorriam as chamadas "paradas pedagógicas", para treinamento e capacitação de todos os funcionários, além disso, havia ocasiões para interação com pais, exposição de trabalhos, para maior conhecimento da produção das crianças. Em seguida, passei a lecionar no Ensino Fundamental, o que foi um desafio para mim, e então ingressei no Curso de Graduação em Pedagogia, o que veio agregar o meu conhecimento teórico e um aprofundamento nos estudos sobre alfabetização, pois tive a oportunidade de participar de um projeto que permitia a atuação das alunas nas classes de alfabetização em escolas estaduais. Escolhi como tema de meu TCC "O desafio do processo de alfabetização", o que me proporcionou "um mergulho" maior na proposta construtivista. Como continuidade à minha formação fiz o Curso de Psicopedagogia, o que me deixou como legado conhecimentos mais específicos sobre dificuldades de aprendizagem. Ao final deste curso, escolhi como tema para minha monografia "Compreendendo a modalidade de aprendizagem", pois esta foi uma questão extremamente reveladora para mim durante o curso de Psicopedagogia. Atualmente, trabalho com o 4º ano, o que se constitui em um desafio porque até então só havia trabalhado com classes de idades menores, devo dizer que estou bastante feliz com minhas conquistas!"
Para Alarcão4, ao escrever sobre seu percurso profissional o sujeito passa do nível descritivo para uma narrativa de construção entre os seus conhecimentos (reais e potenciais) e o contexto em que atua, identificando potencialidades reais e potenciais. Em um contexto reflexivo, é possível transformar nossa identidade profissional.
Saímos de um "agir passivo" para sermos "atores ativos" de nosso fazer. Em um contexto reflexivo, podemos aumentar nossa bagagem de conhecimentos profissionais. O "apoderamento" da formação é parte intrínseca da profissão se o professor quer ser protagonista de sua formação e desenvolvimento profissional.
A partir deste relato, Fernanda passou a identificar as dificuldades de aprendizagem de alguns de seus alunos, e a considerar que, em algumas situações, lhe faltava conhecimento (já que agora iniciara o trabalho com um grupo de escolaridade diferente do que vinha tendo) sobre uma forma mais adequada de intervir para auxiliar as crianças nas questões que lhe eram mais complexas. A psicopedagoga que atuava na escola propôs o levantamento de atividades coerentes com a concepção de aprendizagem adotada pela escola, assim como a troca colaborativa com as demais professoras do 4º ano, provocando uma sinergia entre elas.
Assim como Fernanda, as outras professoras dessa mesma instituição iniciaram seus portfólios. Depois do primeiro relato em que destacava a formação, outros registros foram feitos descrevendo as conquistas, as dúvidas, ansiedades da rotina atual, como aponta o início deste artigo, e levá-las a entrarem em contato com seu próprio processo de aprendizagem e, consequentemente, de ensino.
A partir daí as professoras passaram a falar das percepções que vinham tendo por meio das reflexões realizadas. Por exemplo, N. reconheceu sua dificuldade em ouvir as queixas dos alunos e passou a se conscientizar da importância em ouvi-los e compreender o que havia gerado a dificuldade. E. admite que melhorou sua escuta e afirma interferir menos na reflexão dos alunos no momento em que um conteúdo está sendo apresentado. D. percebeu a necessidade de cuidar melhor da linguagem utilizada em suas aulas, o que proporcionou melhor compreensão por parte dos discentes. F. deu-se conta que necessitava estudar melhor a faixa etária com que estava trabalhando neste momento.
Portanto, o portfólio ajuda a analisar os obstáculos (individuais e coletivos) que o profissional encontra, permite associar as realizações do professor ao desenvolvimento de conhecimentos, destaca as situações que evidencia as competências até então fragilizadas e que puderam ser otimizadas depois de uma intervenção reflexiva. O psicopedagogo deve ser hábil em estimular a competência interpessoal entre os professores.
Como resultado da intervenção, D. afirma, ainda, que lhe inquietava ver crianças não conseguirem atingir o nível de leitura e escrita esperado para o ano escolar, fazendo com que ela investisse em atividades diversificadas favoráveis ao aprendizado de vários alunos. Já N. procurou modificar as avaliações aplicadas em função das dificuldades de aprendizagem observadas em seu grupo; isto pode ocorrer pelo estudo proposto pela psicopedagoga ao grupo de professoras sobre avaliação processual, uma temática tão controversa no âmbito educacional. F. afirma que o trabalho psicopedagógico que lhe fora proposto levou-a a estudar mais sobre o processo de elaboração do pensamento e da linguagem, identificando, portanto, alguns pontos frágeis de sua formação. D., por exemplo, reconhece que deve sempre se esforçar para superar alguns medos decorrentes de suas inseguranças e da realidade escolar com que convive.
Em todos os casos mencionados, nota-se que as professoras passaram a perceber melhor a própria atuação, refletindo sobre os aspectos vulneráveis de sua formação e da prática pedagógica. Diante disto, ao lado da psicopedagoga, puderam realizar um trabalho de autocrítica e buscar mudanças em seus recursos metodológicos, o que possibilitou a transformação da modalidade de ensino dessas docentes.
Além do exposto em relação ao trabalho realizado junto a esse grupo de professoras, devemos acrescentar que outros itens podem ser acrescentados a um portfólio, como vemos a seguir:
  • Declaração de suas crenças e metas pessoais, tanto ao ensino como em relação à própria carreira que abraçou;
  • Avaliações de resultados obtidos por seus alunos: resultado de um projeto com o objetivo de obter uma melhor aprendizagem em relação a algum conteúdo;
  • Avaliações do professor, feitas pelos alunos (como agradecimento a resultados obtidos);
  • Comprovações de atividades relevantes realizadas, que agreguem valor ao seu desempenho como docente, como, por exemplo: coordenação de evento em sua escola (feira cultural, feira de ciências, etc);
  • Focaliza os momentos mais significativos dentro da história de trabalho de cada um.
  • A escola é o espaço de aprendizagem e de manifestações afetivas que podem ser determinantes na definição de um projeto de vida. É um dos espaços onde se constroem os modelos organizadores do pensamento. À medida que a instituição educacional introduz a intervenção psicopedagógica em seu contexto, abre horizontes para uma educação mais eficiente, porque traz consigo a real possibilidade de uma docência melhor qualificada!

    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    Para Tonet7, o portfólio permite associar as realizações do professor à aquisição de conhecimentos e competências, focalizando o momento da avaliação dentro da história de trabalho de cada um. Além disso, evidencia as épocas de maior realização e crescimento pessoal, permite identificar os intervalos de menor produtividade.
    Retrata os fatos ou situações que denotam as competências significativas para atender às demandas dos momentos presente e futuro, contribuindo para que o professor tome consciência de sua evolução e assuma postura proativa frente à construção de sua carreira profissional.
    Para que essa intervenção ocorra de maneira eficaz, o psicopedagogo em sua ação mediadora ajuda a analisar os elementos que estão gerando obstáculos ou conflitos em função das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, ele é o mediador de um processo reflexivo assumindo o papel de colaborador. A intervenção dá-se por meio da dialética do aprender.
    A intervenção psicopedagógica resulta, portanto, em duas narrativas: aquela apresentada pelo mediador (psicopedagogo), construída por meio de recursos (portfólio), e a dos professores, que passa a ser reconstruída ao escrever e documentar sua vida profissional.
    Professor que "investe" em sua formação atinge sua emancipação! Conhecendo-se mais (apropriando-se melhor), abre possibilidades de perceber e analisar as exigências do mercado de trabalho. É dessa forma que atinge o conhecimento metacognitivo, identificando cada vez melhor e mais facilmente as suas carências e já reconhecendo seu processo de busca. Para Imbernón10, "é o apoderamento da formação passando a ser parte intrínseca da profissão se o professorado quer ser protagonista de sua formação e desenvolvimento profissional".

    REFERÊNCIAS
    1. Rapizo R. Teoria sistêmica de família: da instrução à construção. Rio de Janeiro: NOOS; 2002.
    2. Senge P. Escolas que aprendem. Porto Alegre: Artmed; 2005.
    3. Macedo L. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed; 2005.
    4. Alarcão I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez; 2005.
    5. Anderson A, Goolishian H. O cliente é o especialista: a abordagem terapêutica do não saber. In: Gergen KJ, Macnamee S, eds. A terapia como construção social. Porto Alegre: Artmed; 1998. p.51-65.
    6. Rangel JNM, Garfinkel M. O portfólio e a autoria de pensamento: um estudo na Psicopedagogia. Rev Psicopedagogia. 2007;24(73):9-17.
    7. Tonet HC. Consultoria em avaliação de desempenho: uma área de atuação do psicopedagogo. Rev Psicopedagogia. 2004;21(66):256-68.
    8. Portilho E. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak; 2011.
    9. Solé I. Orientação educacional e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed; 2001.
    10. Imbernón F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez; 2009.


    Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Psicologia, Formação em Terapia de Casal e Família, Conselheira Vitalícia da ABPp-Nacional e Seção São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
    Correspondência
    Mônica Mendes
    Av. Açocê, 296 ap 52
    São Paulo, SP, Brasil - CEP 04075-021
    E-mail: monica.mendes51@gmail.com
    Artigo recebido: 18/1/2016
    Aprovado: 21/3/2016

    Trabalho realizado no consultório da autora, São Paulo, SP, Brasil.

    Fonte: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/19/portfolio--instrumento-de-metacognicao-para-os-professores-em-seu-processo-reflexivo-na-atividade-docente